Coletivo Latino-Americano de Ergologia

Eixos Temáticos

​Trabalhos que discutam o trabalho em saúde e a saúde nas atividades laborais em perspectiva ergológica. As transformações em curso nos coletivos de trabalho. Os saberes gerados e geridos em situação de trabalho e sua relação com as normas antecedentes. Os percursos de formação profissional na área da saúde. As condições de trabalho e o exercício da atividade.

Trabalhos que discutam as atividades na área da educação em perspectiva ergológica. As transformações em curso nos coletivos de trabalho e seu vínculo com os processos de formação. A educação técnica e profissional. Os saberes gerados e geridos nas situações de trabalho e sua relação com as normas antecedentes. Os percursos de formação para os profissionais da área. Os percursos de formação em diferentes campos de atuação.

Trabalhos que discutam as relações entre a produção artístico-cultural e os fundamentos da Ergologia. Os coletivos de trabalho e os saberes gerados e geridos nos processos da produção artístico-cultural. Os percursos de formação para os profissionais da área. As condições de produção artístico-culturais na atualidade. As dimensões ética e estética das atividades de trabalho.

Trabalhos que discutam as atividades na área das engenharias em perspectiva ergológica.
As transformações em curso nos coletivos de trabalho.
Os saberes gerados e geridos nas situações de trabalho e sua relação com as normas antecedentes.
Os percursos de formação para os profissionais da área. As condições de exercício da atividade.

Trabalhos que discutam as atividades laborais na área da gestão em perspectiva ergológica. As transformações em curso nos coletivos de trabalho. Os saberes gerados e geridos nas situações de trabalho e sua relação com as normas antecedentes. Os percursos de formação para os profissionais da área. As condições de exercício da atividade.

Trabalhos que discutam as relações entre linguagens, vida e trabalho nos contextos latino-americanos. Os sentidos produzidos nos/pelos coletivos de trabalho. Os saberes discursivizados sobre a vida no exercício do trabalho. A linguagem em contextos de trabalho. O corpo em contextos de trabalho. As dimensões ética e estética das atividades.

​Trabalhos que discutam as relações trabalhistas em contextos latino-americanos. Os alcances e limites das políticas do trabalho na promoção da saúde e da vida nos contextos laborais. As relações entre as normas antecedentes e as atividades. As dimensões ética e estética nas políticas do trabalho.

Trabalhos que discutam os fundamentos teóricos e metodológicos da Ergologia. As interlocuções interdisciplinares que fundamentam a abordagem ergológica. Os alcances e os limites da abordagem ergológica na análise das atividades.

Trabalhos que discutam as experiências laborais singulares em diferentes contextos. Os alcances e limites das experiências de intervenção das pesquisas sobre o trabalho. As relações entre saberes acadêmicos e saberes da experiência nos contextos de trabalho. Os processos de formação para o trabalho e as dimensões ética e estética nos contextos de trabalho.

Trabalhos que discutam as experiências do trabalho remoto. Os desafios impostos à garantia da saúde e da vida no trabalho no contexto do distanciamento social. As interferências dos dispositivos digitais na vida e no trabalho. As transformações da vida e do trabalho no contexto das tecnologias digitais.